Powered By Blogger

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2023

ALFABETIZAÇÃO - Um caminho possível a todos.

Ao iniciar essa publicação, que considero com características de um Artigo, quero citar uma frase da Doutora Magda Soares (2005): "A pesquisa psicogenética – ao descrever os processos por meio dos quais a criança se apropria da escrita – fornece uma contribuição fundamental para a alfabetização, para a organização de procedimentos de ensino-aprendizado, de diagnóstico e de avaliação." Recentemente estávemos em pandemia pelo coronavírus, e essa situação trouxe inúmeros prejuízos, mas o que queremos falar é sobre acréscimos e não decréscimos, pois precisamos de Boas Notícias e estas fazem parte deste post. Enquanto estagiária em Escola Municipal, houve a reabertura das escolas, em período gradativo, em que cada semana a escola recebia metade de sua "população", seguindo as normas vigentes. Diante deste retorno, a avaliação diagnóstica apontou o que já esperávamos: Defasagem na aprendizagem em grande parte dos alunos, porém em uma parcela pequena, percebemos que esta condição estava abaixo do nível de aprendizagem, que já estava em defasagem. Mas, o que fazer diante desta realidade? A EMEF onde realizei o estágio, prontamente começou a viabilizar ações em prol destes alunos, que infelizmente não tiveram apoio familiar, que é a parte principal neste processo de aprendizagem. Diante de observação, minha contribuição à aprendizagem, que não era obrigatória, mas necessária deu-se através de um produto elaborado por mim: de aparência lúdica, em formato de peças montáveis, de material reciclável e que possui similaridade aos traços do processo inicial da escrita, onde a criança poderá se identificar com essa representação que precede a representação alfabética de linguagem, e que, ao ser mediado, a criança, promoverá essa construção da “Aprendizagem Inicial da Língua Escrita”, termo utilizado pela educadora e doutora Magda Soares (texto extraído no nosso TCC).
Este material elaborado por mim, foi utilizado com crianças em dificuldades de aprendizagem como estagiária na EMEF local e no Instituto Vida Taubaté. Segundo a Professora especialista, este material foi de grande ajuda aos demais métodos utilizados por ela, então, ao seguir estágio em outra Instituição, fui "desafiada" a alfabetizar uma criança em situação de vulnerabilidade social e violação de direitos. O Instituto Vida é uma Organização não Governamental, ou seja, sem fins lucrativos, que visa atuar no campo da educação através dos esportes, no contraturno escolar. Assim sendo, a Instituição trabalha em parceria com a escola municipal mais próxima, a fim de auxiliar no desenvolvimento psicossocial e educativo dos seus alunos.(texto extraído no nosso TCC). O processo de aprendizagem foi lúdico, de afeto, aconselhamento e respeito ao processo individual do aluno:
Tivemos um retorno frente ao processo de aprendizagem, onde a criança tornou-se protagonista nesta ciência, a arte de ensinar, e todo o progresso desta criança refletiu-se nos treinos, na família e na escola. Inclusive a aprendizagem se faz em conjunto FAMÍLIA <----> ESCOLA. Ressaltamos esta importância, que é garantida por Lei e, após esta evolução da aprendizagem a criança do estudo de caso está bem acolhida, em evolução de aprendizagem, em participação efetiva da família extensa neste processo, e o Instituto Vida contribui de para a promoção da criança e do adolescente, visando o seu desenvolvimento integral.
Houve um divisor de águas na aprendizagem desta criança, e das demais que chegaram ao Instituto e puderam conhecer um método de alfabetização simples, mas que contribui neste processo, nos tornando agentes de mudança. Como Pedagoga, em especialização em Neuropsicopedagogia, aprendemos que as Inteligências são múltiplas, que todos têm capacidade para aprender, por isso há a importância de conhecer a criança, de avaliar para diagnosticar, e enfim com parcerias possíveis caminhar junto à criança no processo de ensino-aprendizagem. Portanto, parcerias com Instituições que contribuem com a evolução da criança e do adolescente, a família e a escola são essenciais para mudarmos os resultados tão expressivos negativamente, que atualmente fazem parte do nssa realidade, mas que podem mudar através de ações possíveis. Que sejamos agentes de mudança!
Apadrinhe uma criança - INSTITUTO VIDA TAUBATÉ - https://vidainstituto.org.br/