sábado, 18 de março de 2023
Graduada aos 50 anos, tempo de oportunidades.
'Para tudo há uma ocasião certa; há um tempo certo para cada propósito debaixo do céu: '
Eclesiastes 3:1
Aos 47 anos fiz o vestibular (mais um), o primeiro para Universidade Pública. Enfim, aprovada e classificada para matrícula e a saga começa. Matrícula feita, depois de obstáculos no caminho que me fizeram chorar e quase desistir, mas a determinação me fez voltar lá e a mesma pessoa que me destratou foi designada para fazer minha matrícula.
Sistema EAD, adaptação ao site, disciplina para agendar tempo para estudos, grandes desafios. No entanto, o desejo da graduação, a fome pelo conhecimento e o desejo de fazer a diferença me fizeram perseverar para aprender a usar a plataforma e, posteriormente, fazer parte de um grupo para o novo Projeto Integrador.
Pessoas diferentes, ideias diferentes, muita gente inteligente participando e mesmo assim, a vontade de vencer foram a mola propulsora para vencer diante das dificuldades.
Docentes como a doutora Silvia M G Colello, foram e são inspiração neste percurso da Licenciatura em Pedagogia. Ser aluna da Universidade Virtual do Estado de São Paulo - UNIVESP, me trouxe a realização de um sonho tornar-se palpável. Eu louvo a DEUS pelos professores da USP que projetaram o futuro, uma Universidade Pública com ensino à distância. Quantas chacotas, humilhações que estes "Mestres" sofreram para que hoje eu fosse uma estudante, ou melhor graduada em Pedagogia e com Pós-Graduação à caminho.
Alfabetizar é uma palavra mágica para mim, é como água fresca num dia quente. É minha área preferida na Pedagogia, pois ajudar um ser a se descobrir através de letras, que juntas formam palavras, que juntas formas frases, que juntas formas poemas, livros, enciclopédia. Doutora Silvia Colello (2013) em uma de suas publicações afirma:
“Eu entendo a alfabetização não como domínio do sistema, mas como a formação do sujeito usuário da língua escrita em toda a sua complexidade”.
Quantas experiências, lembranças, colegas de trabalho nos Projetos, àqueles que sempre apresentavam um problema para dar desculpas, mas enfim, todos graduados.
Como é bom poder acordar e lembrar - Sou Graduada!
E pensa que acabou? De jeito nenhum, a Pós-Graduação em Neuropsicopedagogia Clínica e Institucional me faz entender como o cérebro aprende , como sua plasticidade é preparada para este processo e que todos conseguem aprender, porém de maneiras diferentes. A Neuropsicopedagogia é uma ciência que estuda o sistema nervoso e como ele atua nas diferentes formas de aprendizagem.
Apoiar projetos desafiadores é minha meta de vida e vamos para a estrada da vida...
REFERÊNCIAS:
www.univesp.br
https://www.ceale.fae.ufmg.br/pages/view/a-escola-tem-que-ser-vida.
Teoria e Prática de Neuropsicopedagogia - Fernanda Dresch, IESDE BRASIL, 2018.
https://my.bible.com/bible/129/ECC.3.1
Assinar:
Postagens (Atom)